A ponte D. Pedro II cruza o rio Paraguassu, ligando as cidades de São Félix e Cachoeira. Do lado de Cachoeira a ponte começa no Cais da Manga e termina em frente à Matriz do Senhor Deus Menino, em São Félix.
Trata-se de uma ponte metálica, executada na Inglaterra e inaugurada em 1885. As vigas são em treliça de banzos paralelos com múltiplas diagonais nos dois sentido, sem montantes. Por autorização formal do Imperador, foram fixadas as armas imperiais sobre o fecho da ponte.
A idéia da construção deve-se à disputa de rivalidades entre as duas cidades vizinhas. Levando em conta apenas a finalidade principal de escoamento da produção mineral da Chapada Diamantina, a ponte não era necessária. Os trens da estrada de Ferro Central da Bahia precisavam apenas chegar até São Félix, pois o rio é navegável. Entretanto, a cidade vizinha Cachoeira, que era a segunda do Estado, não poderia perder a oportunidade e desejou ver realizado o sonho de cruzar o Paraguassu. Com a ponte poderia incorporar à cidade o distrito de São Félix e ter aceso à região das lavras.
A superestrutura, que estava encomendada na Inglaterra, começou a ser montada em 1883, tendo sido usados guindastes a vapor funcionando sobre os trilhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário